O que é massagem tailandesa e como ela alivia dores musculares?

Massagem Tailandesa

Você quer entender o que é a massagem tailandesa? Ela tem influência da medicina Ayurvedica indiana e da prática do yoga.

Quem opta pela massagem tailandesa deve buscar um profundo estado de concentração e calma interior.

Essa massagem é caracterizada pela execução de vários tipos de movimentos, incluindo pressão e alongamento.

À semelhança do que acontece com muitos outros tipos de massagens orientais, a tailandesa também visa trazer benefícios para a pessoa como um todo. Portanto, o objetivo não está apenas a nível físico, mas também a nível mental.

Na Tailândia, essa massagem é geralmente considerada parte da medicina tradicional tailandesa.

 O que é massagem tailandesa: conheça um pouco da história

A tradicional massagem tailandesa tem suas raízes na antiguidade, no Extremo Oriente. Diz a lenda que o iniciador da massagem era o amigo médico e companheiro de viagem do Buda, conhecido na Tailândia como Shivago Komarpaj.

A partir do contato com as diferentes tradições médicas dos povos que conheceu durante suas peregrinações, Bhacca aprofundou seus conhecimentos da medicina Ayurvedica. Essa terapia alternativa já estava em uso na Índia há vários séculos.

Com os conhecimentos adquiridos em ervas, minerais e disciplinas médicas, desenvolveu a técnica terapêutica na qual se baseiam a medicina tradicional tailandesa e a massagem.

Algumas técnicas fazem com que o paciente assuma posições muito semelhantes às utilizadas na yoga. Assim, você consegue ter uma ideia melhor sobre o que é a massagem tailandesa e como é praticada.

Alguns princípios da massagem tailandesa estão ligados às ferramentas terapêuticas da medicina tradicional chinesa. Por exemplo, os princípios do reflexo e do reequilíbrio energético.

Tipos de massagem tailandesa

Tipos de massagem tailandesa

Os movimentos dessa massagem têm o intuito de estimular os canais de energia, chamados de “Sen”, que percorrem o corpo de cada indivíduo.

Desta forma, deve facilitar o restabelecimento do correto fluxo de energia no corpo, cuja alteração ou bloqueio pode ser causa de desconforto e distúrbios.

Inicialmente, a massagem tailandesa era praticada exclusivamente no palácio real da corte. Mais tarde, algumas versões populares também se espalharam. Hoje em dia, é possível distinguir dois estilos principais de massagem tailandesa, o estilo da corte e o popular.

Os dois estilos se diferem nos movimentos e nas posições realizadas para a massagem. Para dar um exemplo, a popular massagem do estilo tailandês envolve a posição supina, a posição prona, a posição do lado direito, a posição do lado esquerdo e, por fim, a posição sentada.

Para entender o que é a massagem tailandesa no estilo corte, ela inclui as posições acima mencionadas, exceto a posição prona.

O que é a massagem tailandesa na prática?

A massagem tailandesa é tradicionalmente realizada no solo, sobre um colchão especial para garantir o conforto da pessoa massageada.

Porém, antes de iniciar as manipulações, o massoterapeuta deve fazer um diagnóstico das necessidades do paciente. Dessa forma, pode oferecer um tratamento personalizado voltado às necessidades de cada indivíduo.

Portanto, o massagista profissional deve indagar sobre o estado de saúde da pessoa. Assim, pode determinar a possível presença de contraindicações para a realização da massagem.

A massagem tailandesa não envolve o uso de óleos ou outras substâncias. Além disso, a pessoa massageada precisa usar roupas leves e de preferência largas, de forma a não atrapalhar os movimentos.

Início da massagem

Vamos ver agora o que é a massagem tailandesa na prática. Segundo a tradição, no início do tratamento, o massagista deve se ajoelhar ao lado da pessoa massageada.

E, mantendo a devida concentração, deve colocar a mão direita na barriga desta que ficará em decúbito dorsal.

Nesta posição, a pessoa fica deitada de costas, com a cabeça e os ombros um pouco elevados, com o auxílio de um travesseiro, por exemplo.

Esta área do corpo é considerada o ponto central do organismo e a massagem deve começar a partir daí com movimentos lentos e leves. Esses movimentos acompanham o ritmo da respiração da pessoa massageada.

Movimentos

Após essa primeira fase, a intensidade das manipulações deve aumentar de forma gradativa. Isso deve ser feito sem causar dor excessiva ou sensações desagradáveis ​​no indivíduo.

De forma específica, a massagem tailandesa envolve a execução de uma série de pressões, alongamentos, torções, extensões e a execução passiva de técnicas de yoga para as quais o massagista conduz a pessoa.

Os movimentos são realizados com as mãos, dedos, cotovelos, joelhos e também os pés.

Uma vez que a massagem tailandesa visa restaurar os fluxos de energia, ao final a pessoa  não se deve se sentir “sedada”. Pelo contrário, ela se sentirá cheia de energia.

Agora que já vimos o que é a massagem tailandesa, entenda os seus benefícios.

Quais são os benefícios da massagem?

Benefícios da Massagem Tailandesa

De acordo com a tradição e de acordo com a filosofia por trás dela, a massagem tailandesa, por atuar nos centros e canais de energia presentes no corpo, deve trazer benefícios tanto físicos quanto mentais.

O reequilíbrio dos fluxos de energia corretos ajuda a pessoa massageada a recuperar uma condição de bem-estar total.

De um ponto de vista físico, no entanto, essa massagem traz os seguintes benefícios:

  • Promover a elasticidade muscular.
  • Aumentar e promover a mobilidade muscular e articular.
  • Promover a reativação da circulação sanguínea e linfática.
  • Neutralizar a dor nas articulações e nos músculos.
  • Aumentar a velocidade de recuperação no desempenho esportivo.
  • Promover a eliminação das toxinas acumuladas no corpo.
  • Combate aos distúrbios do sono.
  • Aliviar tensões emocionais.

Como acontece com qualquer outro tipo de massagem, a tailandesa não deve ser praticada em algumas situações. Em especial, ela não deve ser realizada:

  • Na presença de doenças e distúrbios de pele.
  • Na presença de feridas, queimaduras ou lesões cutâneas de qualquer tipo.
  • Em indivíduos com hipertensão arterial ou outras doenças cardiovasculares.
  • Na presença de estados inflamatórios.
  • Na presença de fraturas.
  • Em pessoas que sofrem de hérnia de hiato.
  • Em mulheres grávidas.

De qualquer forma, se você sofre de enfermidades, mesmo que não listadas na lista acima, é sempre bom pedir a opinião preventiva do seu médico. Gostou de saber o que é a massagem tailandesa?

Curtiu este artigo? Compartilhe!
Pin Share

Artigos Relacionados

Leave a Comment